Tetra Pak oferece soluções para produtores de requeijão e queijos cremosos

0
275

O requeijão e outros queijos cremosos estão ganhando cada vez mais espaço nas mesas dos brasileiros – seja no café da manhã, no lanche da tarde ou em diversas preparações doces e salgadas. A textura suave, o menor teor de gordura e a grande quantidade de proteínas faz com que muitos consumidores optem por incluir queijos cremosos na sua alimentação diária, já que enxergam isso como uma opção prática e saudável. 

De acordo com um levantamento de 2022 da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ), o consumo médio per capita de queijos no Brasil é de cerca de 5,6 kg/ano – e com o requeijão sendo consumido por 50% dos consumidores de queijo no Brasil, segundo a Mintel – uma das principais agência de inteligência de mercado do mundo –, fazendo com que o mercado de queijos processados seja extremamente relevante para a população nacional.

Com a crescente demanda, linhas de produção altamente flexíveis são muito necessárias, já que permitem a produção de diversas receitas utilizando a mesma tecnologia, como, por exemplo, opções com alto e baixo teor de gordura. A Tetra Pak oferece soluções para mistura, aquecimento e resfriamento, adaptadas para a produção de uma ampla gama de produtos – desde o clássico requeijão até os mais variados tipos de queijos processado, queijos cremosos e também cream cheese.  Além de otimizar cada etapa do processo, as soluções da empresa também oferecem higiene e alta qualidade para os seus produtos. 

Segundo Ana Paula Forti, diretora de processamento da Tetra Pak Brasil, a empresa está “comprometida em fornecer soluções excepcionais para os produtores de requeijão e queijos cremosos, atendendo tanto às demandas atuais quanto futuras do mercado. Nossas linhas de produção altamente flexíveis são projetadas para oferecer uma variedade de opções, permitindo que os produtores atendam às preferências em constante evolução dos consumidores. Queremos proporcionar não apenas eficiência operacional, mas também garantir a qualidade e a segurança do alimento, essenciais para os produtos que chegam às mesas das famílias brasileiras.”

O uso da tecnologia do Tetra Pak® High Shear Mixer permite que seus negócios se adaptem às demandas do mercado conforme novos produtos vão surgindo. A mistura frequentemente é a primeira em uma longa lista de processos e influencia muito na qualidade do produto e nos custos na produção de alimentos. Pensando nisso, o Tetra Pak® High Shear Mixer é altamente eficiente por possuir uma unidade de alto cisalhamento, diferentes opções de agitadores que serão especificados de acordo com o processo e possibilidade de trabalhar sob vácuo para evitar que ar indesejado seja incorporado ao produto. O equipamento ajuda a diminuir os custos com melhor incorporação de ingredientes, a aumentar a estabilidade ao longo do shelf-life e a garantir a segurança do alimento.

Todos os componentes foram projetados para serem controlados de forma totalmente independente, o que promove a flexibilidade tão desejada, já que é possível alcançar um alto desempenho na emulsificação, na dissolução do pó e na desaeração, e no processamento de produtos de alta viscosidade.

Além de todo o maquinário, a Tetra Pak fornece ao produtor de queijo um pacote completo de suporte, que envolve desde serviços de manutenção, fornecimentos de peças e insumo, até treinamentos, serviços especializados e de instalação. 

Foto: Shutterstock