Expo Fórum Visite São Paulo Edição Capital debate o passado, presente e futuro do turismo de São Paulo

975

O São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) realizou nesta quarta-feira (15), no Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, no centro da capital paulista, o 1º Expo Fórum Edição Capital. Com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e presença de autoridades, empresários e lideranças do setor, o evento apresentou uma ampla programação focada na integração, promoção e capacitação do turismo na cidade de São Paulo.

Presidente Executivo do SPCVB, Toni Sando, celebrou a 1ª edição do Expo Fórum Edição Capital e destacou que o evento fortalece as ações integradas de hospitalidade na cidade. “Apresentamos uma programação rica em conteúdo e capacitação, que são pilares para que possamos receber cada vez melhor os nossos visitantes. O evento conectou conhecimento e estratégias de promoção”.

Toni Sando lembrou que São Paulo é uma cidade para todos, palco para 75% dos eventos do país e com potencial para crescer ainda mais. “A cidade oferece oportunidades gigantescas. Cada região tem as suas singularidades e atrativos que conquistam todos os perfis de viajantes. O nosso trabalho é fazer com que os visitantes conheçam esse destino diverso e encantador. O Expo Fórum Edição Capital expande as nossas ações integradas de hospitalidade – integrar, promover e capacitar. Todos somos embaixadores do nosso destino”.

O Secretário Municipal de Turismo de São Paulo, Rodolfo Marinho, comemorou a realização do Expo Fórum Edição Capital para debater de modo aprofundado os principais desafios e oportunidades da cidade. “É um dia de imersão, reflexão, aprendizados e insights sobre os caminhos do turismo de São Paulo, que trabalha baseando todo o país”.

Nesta primeira edição do Expo Fórum Visite São Paulo Edição Capital, o Rodolfo Marinho lançou o novo site do Observatório de Turismo de São Paulo, que apresenta dados mensais e indicadores estratégicos sobre o desempenho do segmento. “O nosso Observatório de Turismo é uma referência mundial. Nesse quesito estamos muito a frente de destinos consagrados como, por exemplo, Madri. Esses dados vão iluminar nossos caminhos”, pontuou Rodolfo Marinho.

Outro lançamento importante durante o evento foi o Circuito de Cores SP, uma realização da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil em parceria com o SPCVB. A iniciativa contempla associados das duas entidades que, durante o mês de Parada LGBTQIA+, serão identificados como empresas e atrativos que oferecem produtos e serviços diferenciados, tornando-se referência em acolhimento e hospitalidade.

O período da manhã do Expo Fórum Visite São Paulo Edição Capital debateu o passado, presente e futuro do turismo de São Paulo sob múltiplas perspectivas. Os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento do destino inspiraram o Painel “Promovendo São Paulo”, que reuniu Fernando Piccinini, vice-presidente de Criação da Rino Com; Milon Cebola Mastrocessario, sócio-diretor de criação do Grupo FOR [IN] e diretor da SINC; e Luiz Lara, Chairman da TBWA no Brasil e sócio-fundador da Lew’ lara\TBWAA.

Especialistas em promoção e campanhas criativas, os especialistas ressaltaram que São Paulo evolui continuamente como destino turístico. “São Paulo é um destino turístico maravilho. Aqui, tudo acontece. A cidade tem muito a oferecer tanto ao turismo de lazer quanto ao turismo de negócios. Ambos de complementam nesse destino”, disse Milton Cebola.

Luiz Lara observou que a cidade vive um momento muito promissor com o fortalecimento de dados sobre o turismo, a integração entre as iniciativas pública e privada e o processo de revitalização do centro histórico. “Abrem-se muitas oportunidades. São Paulo tem uma riqueza que se expressa na população, no comércio, na gastronomia, atrações e experiências que fazem da cidade um dos principais destinos turísticos do mundo”.

Já Fernando Piccinini lembrou do poder do turismo para a geração de renda e enfatizou que a cidade vai atrair cada vez mais visitantes com a ampliação da agenda de eventos para a semana toda, o lançamento do guia Petfriendly da cidade e o trabalho para conhecer e oferecer aos visitantes exatamente o que eles buscam. Os dados e o mundo digitam nos permitem conhecer e conquistar os visitantes”.

Mediador do painel, Rodolfo Marinho afirmou que a cidade tem, sim, capacidade para otimizar a sua agenda de eventos todos os dias semana, aproveitando da melhor maneira possível todos os espaços disponíveis. “São Paulo tem público para os eventos a semana toda”, ressaltou o Secretário Municipal de Turismo, destacando que a Virada Cultural 2024 será a Virada da Solidariedade. “Ela será realizada para ajudar a população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul”.

Igualdade

Sob o tema “São Paulo Social e a Força Feminina”, o segundo painel do 1º Expo Fórum Edição Capital jogou luz sobre o protagonismo das mulheres no turismo. Com mediação de Milena Freire, Diretora Comercial Regional Brasil da rede Minor Hotels & Resorts, o debate contou com a participação de Juliana Assumpção, Diretora de Negócios da ABAV-SP; Ana Karin Andrade, Presidente da entidade Mulheres Solidárias; e Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa.

Milena iniciou a conversa ressaltou que o empoderamento e participação das mulheres são fator decisivo para o desenvolvimento econômico e social do turismo e da sociedade brasileira. “De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), 54% da força de trabalho do turismo global é representada pelas mulheres. Já as posições de lideranças são ocupadas apenas por 23% das mulheres”, dimensionou.

Marina se disse feliz de ver que o turismo está avançando cada vez mais na inclusão e igualdade. “As empresas estão vendo as cobranças da sociedade e estão oferecendo ambientes cada vez mais inclusivos para que as mulheres sejam respeitadas. Enaltecer a força da mulher é o primeiro passo para ampliar a representatividade feminina, sobretudo em cargos de lideranças. Temos mulheres inspiradoras no turismo. Fico muito feliz que estamos evoluindo nessa pauta tão importante”.

Milena destacou que a sua trajetória no turismo não foi nada fácil. “A maioria dos meus líderes sempre foi de homens. Há 20 anos eu não usava saia para poder ser respeitada no ambiente de trabalho. Hoje eu visto a roupa que eu quiser, na hora que eu quiser. As novas gerações já encontram um cenário melhor. Juntas somos mais fortes. A igualdade e a inclusão fazem a diferença na sociedade”.

Ana Karin sublinhou que o turismo tem um grande poder de transformação social e precisa usá-lo cada vez mais. “A sociedade e o turismo precisam avançar no cuidado com a segurança e a saúde das pessoas, principalmente das crianças. Os setores público e privado precisam trabalhar unidos para acabar com a violência e a prostituição infantil no turismo. Esse é um trabalho permanente e urgente”.

ESG

A programação de conteúdo do período da manhã chegou ao fim com a palestra “ESG no setor de Turismo, Eventos e Viagens”, conduzida pelo CEO da ESG4, Alex Pagliarini. O especialista enfatizou que ESG é uma responsabilidade de todos e que o tema é para ontem. “O novo capitalismo tem que ser bom para todo mundo”, afirmou Alex.

Alex disse que a aplicação das diretrizes ESG são fundamentais para uma virada de chave de consciência e superar o momento crítico. “Temos uma desigualdade muito grande. No Brasil, 1% dos mais ricos controlam 60% da economia. Temos que erradicar a pobreza, preservar a terra, a água, a vida em todas as suas formas e proporcionar saúde e bem-estar a todos. Desastres como o que acontece no Rio Grande do Sul e no mundo serão cada vez mais frequentes, e os responsáveis somos nós”.

Alex destacou que as grandes conquistas começam pela simplicidade. Ele sugeriu ao turismo começar com ações como “medir e reduzir o consumo de água, energia, CO2, fazer a gestão de resíduos, eliminar plásticos, utilização de produtos ecologicamente corretos, reuso de roupas de cama… São ações mínimas que nos ajudam a alinhar às novas demandas de nosso tempo e a viver em um mundo melhor”.

Tarde de Capacitações

O período da tarde do 1º Expo Fórum Edição Capital foi reservado às capacitações. Hubber Clemente, Gestor Executivo do Fórum São Paulo Afroturismo, e Denise Rodrigues, Guia de Turismo, Turismóloga e Mestre em Turismo, ministraram a capacitação sobre Afroturismo.

Ricardo Gomes, Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil liderou a capacitação Sensibilizando para a Diversidade – O Turismo LGBTI+ na cidade de São Paulo.

Jéssica Paula, jornalista e empreendedora, e Dika Vidal, Secretária adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência apresentaram capacitaram os participantes sobre as boas práticas para o turismo acessível e inclusivo.

Denyse Sayru Kirihara, Guia de Turismo e Turismóloga da Secretaria Municipal de Turismo comandou a capacitação Turismo na Cidade.

O período da tarde também abrigou a reunião do COMTUR e o lançamento do Guia Petfriendly da cidade de São Paulo.

Constituído há 40 anos, o São Paulo Convention & Visitors Bureau é o primeiro CVB da América do Sul. É uma entidade privada, com mais de 500 associados, que atua na captação de eventos e apoio a seus organizadores, capacitação de profissionais para o setor e ampliação dos negócios no Estado.

Com a marca Visite São Paulo, foca seu trabalho nos visitantes, criando o interesse de conhecer o que o Estado e a capital têm de melhor para ver e fazer, apoiando a melhoria dos serviços e do atendimento aos visitantes e também por meio de campanhas promocionais.

Fotos: Divulgação