Entre os dias 23 e 28 de outubro, de segunda a sábado, acontece o 9º Festival Curta Campos do Jordão – FCCJ no Espaço Cultural Dr. Além (antigo Cine Glória de Campos do Jordão).
Além da exibição gratuita dos curtas-metragens que concorrem ao Prêmio Araucária de Cinema 2023, a programação traz sessões especiais, um longa convidado, bate-papos entre realizadores e homenagem ao cineasta taubateano Jeferson De como Personalidade do Cinema Brasileiro 2023. A programação detalhada e a lista com os títulos a serem exibidos podem ser conferidas no site www.fccj.com.br.
Produções audiovisuais de todas as regiões do Brasil somam 114 filmes, distribuídos nas diversas categorias: Regional (11 curtas, de 7 cidades da Região da Mantiqueira) e Nacional – Ficção (33 filmes, de 16 estados), Documentário (32 filmes, de 27 estados), Animação (21 filmes, de 10 estados) e Experimental (12 filmes, de 9 estados). Além de premiar o Melhor Curta em cada categoria, serão eleitos também o Melhor Roteiro e a Melhor Direção.
Esta edição do Festival Curta Campos do Jordão traz ainda o longa convidado Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, na cerimônia de abertura, que inclui ainda exibição do curta Recife de Dentro pra Fora, da cineasta pernambucana Kátia Mesel; uma mostra com cinco Curtas Convidados, sendo um deles uma produção de Frankfurt, Alemanha; a Mostra Educação Ambiental – Sessão Especial Terra Campos Ambiental direcionada ao público infantil (em parceria com a empresa que presta de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em Campos do Jordão); e o já ocorrido Cinema Peregrino, em cidades da região com filmes que foram destaque em edições anteriores.
Oficinas de Animação Stop Motion e Vídeo de Bolso com Celular, sob responsabilidade de Ralph Friedericks e Marta Russo, da Matiz Filmes e Produções, também estão na programação, entre os dias 24 e 27/10. No dia 26/10, a oficina de Animação Stop Motion, ocorre no Centro de Convivência do Idoso, das 14h às 16h30, sendo aberta a toda a comunidade, diferente das demais que serão fechadas em três outros espaços de Campos do Jordão (escolas e instituições públicas).
Acesso virtual – As cerimônias de abertura e encerramento podem ser assistidas pelas plataformas virtuais, cujos links devem ser acessados pelo site do Festival. As sessões competitivas também serão disponibilizadas para visionamento e voto do público no canal do Cineclube Araucária no YouTube, logo após a exibição presencial.
O Festival Curta Campos do Jordão
O FCCJ tem por objetivo abrir espaço para a difusão da produção audiovisual na Região da Mantiqueira, no estado de São Paulo e em todo o território nacional. A iniciativa busca estimular a criatividade e revelar talentos, por meio da produção independente de filmes de curta-metragem e do contato direto entre realizadores de obras audiovisuais de todo o País com participantes dos programas de formação desenvolvidos pela Associação Cultural Cineclube Araucária juntamente com a Secretaria de Valorização da Cultura da Prefeitura de Campos do Jordão. O projeto visa novos horizontes profissionais, sobretudo entre os jovens artistas locais e das Regiões: Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte do estado de São Paulo.
Iniciado a partir de uma série de Oficinas de Cinema promovidas pelo Cineclube Araucária, em 2015, o Festival Curta Campos do Jordão cresce sensivelmente e amplia as suas fronteiras a cada edição. Em 2022, por exemplo, 570 obras provenientes de 24 estados brasileiros, do Distrito Federal e de alguns outros países foram inscritas para concorrer ao Prêmio Araucária de Cinema, nas várias categorias previstas no seu regulamento. Os 102 curtas selecionados foram assistidos por 11.910 espectadores, entre presenças físicas e público virtual. Na mesma edição, houve Oficina de Stop Motion para o público infantil, lançamento de livro, três bate-papos entre realizadores e convidados e passeios guiados por pontos turístico-culturais importantes em Campos do Jordão.
Fotos: Divulgação