Inspiramais terá sustentabilidade como destaque

0
334

O Inspiramais, salão que lançará mais de mil materiais e insumos para produção de calçados, confecções, móveis e bijuterias entre os dias 24 e 25 de janeiro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), terá como destaque a sustentabilidade. São inúmeros lançamentos que vêm ao encontro de uma demanda crescente do mercado, impulsionada por consumidores mais conscientes.

A gestora de Marketing e Relacionamento da Associação das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Aline Santos, explica que a exposição é voltada para o público interessado em novidades para a indústria, trazendo muita inovação e opções eco-responsáveis. “Pesquisas mostram que a percepção do consumidor não somente internacional, mas também brasileiro, está mudando no que diz respeito ao consumo consciente. A indústria está atenta e demandando mais materiais sustentáveis, movimento que vem ganhando força e poderá ser visto no INSPIRAMAIS”, comenta. Conforme pesquisa realizada pelo Instituto Akatu em parceria com a GlobeScan, no país, 8 em cada 10 consumidores veem os eventos climáticos extremos como incomuns, 5 em cada 10 consideram que eles são muito incomuns e alarmantes, e 86% desejam reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza.

Conexão Inspiramais

Logo na entrada do evento, como acontece todos os anos, estará posicionado um espaço com os destaques em inovação e sustentabilidade de empresas que estarão expondo no evento. Chamado de Conexão Inspiramais o local terá expostos produtos como o cabedal – parte de cima do calçado – de juta, da Wolfstore. “A juta é 100% biodegradável e reciclável e, portanto, ambientalmente amigável”, explica a gerente comercial da empresa, Ana Paula de Paula, ressaltando que a Wolfstore possui uma coleção que contempla matérias de diferentes tecnologias e composições, como estampas, dublagens, aplicações, espumas, malharia, tranças, cordas, entre outros materiais usados na produção de calçados. Segundo ela, existe um movimento de mercado em busca de materiais mais sustentáveis. “A cada nova coleção percebemos um aumento significativo na procura por produtos sustentáveis, tanto que buscamos certificações como a do Origem Sustentável, que certifica empresas sustentáveis”, conclui.

Outra empresa que oferece opções sustentáveis é a Stickfran, que apresenta uma coleção versátil, desenvolvida através das pesquisas de transformações no comportamento dos consumidores, aliadas às tendências de moda. Um dos destaques são as fitas produzidas com fios de algodão reciclados. “Percebemos que, diante de uma demanda crescente dos consumidores, existe o aumento das necessidades da indústria por matérias-primas sustentáveis”, conta o gerente comercial Hamilton Marquete. Segundo ele, os fios são produzidos a partir de retalhos de malha de algodão, resultado de sobras de cortes nas tecelagens e malharias da região de Franca/SP, onde a empresa está localizada. “Todos os materiais passam por triagens e separação por cores, sendo que não é realizado nenhum tingimento”, explica o gerente, ressaltando que a sustentabilidade, a arte, a inovação e a tecnologia são partes indissociáveis ao negócio da empresa.

Foto: Divulgação