Irene Ravache reestreia o espetáculo Alma Despejada no Teatro Renaissance

0
366

O espetáculo Alma Despejada, solo protagonizado pela atriz Irene Ravache, reestreia na sexta-feira, dia 26 de maio, no Teatro Renaissance, às 21 horas. Com texto de Andréa Bassitt e direção de Elias Andreato, a peça conta a história de Teresa, uma senhora que, depois de morta, visita pela última vez a casa onde viveu e relembra passagens de sua vida. A montagem, que mistura emoção e humor, segue em temporada até o dia 30 de julho, com sessões às sextas (21h), aos sábados (19h) e aos domingos (17h).

No enredo, Teresa se despede da casa onde morou a maior parte de sua vida, pois o imóvel foi vendido e sua alma foi, então, despejada. Apaixonada por palavras, ela se tornou professora e teve dois filhos com o marido Roberto, um homem simples, trabalhador, que se tornou um empresário bem-sucedido e colocou sua família no ranking de uma classe média emergente. A personagem transita entre o passado e o presente, sempre de maneira poética e bem-humorada, relembrando histórias e pessoas importantes em sua existência como Neide, sua funcionária por mais de 30 anos, e Dora, sua melhor amiga.

Alma Despejada foi escrita especialmente para Irene Ravache, em 2015. A teatralidade do texto de Andrea Bassitt (que também assina as peças As Turca e Operilda na Orquestra Amazônica) instiga o espectador a seguir uma história aparentemente trivial, mas com uma trajetória surpreendente. “Essa mulher é apresentada diante de sua própria vida, e, a partir dessa visualização, ela encontra o entendimento da sua existência. É como se precisássemos abandonar a matéria para sermos conscientes de nós mesmos”, reflete o diretor Elias Andreato.

“Eu fiquei fascinada com esse texto e sua poesia. É muito delicado e fala da memória de uma mulher na minha faixa etária. Mesmo sabendo que a personagem está morta, não é uma peça triste, pesada ou rancorosa, fala muito mais de vida que de morte. Eu adoro esse tipo de possibilidade que o teatro oferece. E não tenho medo de misturar essas coisas, porque isso faz parte da vida. Nossa vida não é linear. Ela tem essas nuances”, confessa Irene Ravache.

Alma Despejada estreou em São Paulo, em setembro de 2019, no Teatro Porto Seguro, e fez temporada no Teatro Folha até o início de 2020 (interrompida pela pandemia). Também foi apresentada de forma online em Portugal e no Teatro WeDo!, além de realizar sessões virtuais para o Sesc São Paulo e Instituto Usiminas.

Ficha Técnica – Texto: Andréa Bassitt. Direção: Elias Andreato. Interpretação: Irene Ravache. Cenário e figurino: Fabio Namatame. Iluminação: Hiram Ravache. Música: Daniel Grajew e George Freire. Cinegrafia: Paulo Arizati. Fotos: João Caldas Filho.  Produção: Oasis Empreendimentos Artísticos.

Foto: Divulgação