Universidade da Beleza será apresentada ao mercado na Hair Brasil 20

0
352

Com foco na construção de um pilar educacional sólido, a grande feira e fórum de beleza profissional se une ao Centro Universitário Ítalo-Brasileiro e à  Universidade Zumbi dos Palmares para lançar seu projeto  de educação inovador na sua edição de 20 anos.

Posicionado no segundo lugar entre os países que mais  dedicam  tempo aos cuidados com a beleza (GFK – Alemanha) e em o quarto no ranking mundial de consumo de cosméticos (Euromonitor), o Brasil  traz  excelentes oportunidades para quem trabalha com o mercado da beleza. Atualmente, mais de  1.3 milhões de profissionais  atuam em diferentes segmentos, mas ainda há um gargalo importante  a ser vencido para  o desenvolvimento do setor: a falta de  instituições voltadas à  profissionalização e qualificação de cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, maquiadores, designers de sobrancelhas, esteticistas, entre outros.

Conhecendo esta realidade e completando 20 anos nesta semana, a  Hair Brasil Feira  + Fórum apresenta aos profissionais do Brasil duas instituições sólidas  para a construção de um pilar  educacional  e atual para desenvolvimento de quem atua no setor e/ou  que ampliar seusconhecimentos na área, com a criação da Universidade da Beleza, projeto inovador desenvolvido em parceria com o  Centro Universitário ÍtaloBrasileiro e a Universidade Zumbi dos Palmares.

“Este é um projeto que materializa o que a Hair Brasil sempre acreditou e construiu ao longo destas duas décadas de vida: buscar oportunidades e criar novas possibilidades de educação para os milhares de profissionais que entram neste mercado todos os anos. Esta é a força que precisamos para acelerar ainda mais o desenvolvimento do segmento da beleza no país”, afirma Antonio Carvalho Júnior, diretor da Hair Brasil.

A Universidade da Beleza

Um acordo de cooperação entre a Hair Brasil e as instituições  Centro Universitário Ítalo-Brasileiro  – com 74 anos de tradição e com mais de 40 polos no Brasil – e a  Universidade Zumbi dos Palmares –  única instituição de ensino superior voltada para a inclusão de pessoas negras no ensino superior da América Latina –    garantirá a realização de cursos de Ensino Superior (técnicos, profissionalizantes, bacharelados e  MBA’s.) e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ao longo de todo o ano para os diversos públicos que atuam como profissionais da beleza.

Para  Francisco Santos, empreendedor e fundador da Hair Brasil, este será um marco na história da feira e do fórum. “Esta é uma ação de importância extraordinária e grande relevância para o mercado da beleza. A cooperação entre o evento e duas instituições de indiscutível força no cenário  paulista e  nacional da educação nos oferece a possibilidade de conhecer as necessidades e demandas dos profissionais e usar este dado para o desenvolvimento de novas grades e cursos de excelência e qualidade”.

Reunindo em um mesmo espaço todas as novidades de negócios na área da beleza, a Hair Brasil acumula informações atualizadas sobre as tendências do mercado, além de novidades em produtos e serviços. E, segundo Walter Augusto Becker Pedroso,  vice-presidente do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, tudo isso converge para aplicações reais no aprendizado dos alunos na Universidade.

“Nossa expectativa é desenvolver e aprimorar nossas metodologias educacionais por meio de uma parceria entre o Centro Universitário Ítalo Brasileiro e a Hair Brasil. Buscamos novas ideias, produtos e técnicas inovadoras, e com isto melhorar ainda mais as qualidades de nossos cursos na área da beleza, aprimorar nossa metodologia de ensino e criar um programa de aprendizado personalizado especialmente pelas oportunidades de conhecimento geradas no Fórum Educacional da Hair Brasil. Vamos unir 74 anos de tradição no ensino superior e profissional, com a experiência profissional setorizada da feira”, explica.

Universidade da Beleza para todos

Como todo país miscigenado, grande parte dos profissionais e trabalhadores negros brasileiros atuam na área da beleza, bem-estar estético e saúde estética, de acordo com afirmação do Sr. José Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares. E, segundo ele, esse nicho mercadológico ainda precisa de compreensão, pois é um público que consome muitos produtos e serviços e nem sempre é compreendido, bem tratado ou até contemplado.

“Vamos trabalhar juntos na estruturação de um ambiente de formação na Universidade para as diversas segmentações da beleza e construir um  hub  para congregar o mundo dos cabeleireiros e da beleza, criando um ponto de facilitação, educação, relacionamento e informação. Posteriormente pretendemos também disponibilizar rodadas de negócios e comunicação com outros ambientes, inclusive de outros países africanos de língua portuguesa”, detalha.

Excelentes expectativas

De acordo com as previsões do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, a Universidade da Beleza será essencial na geração de emprego e renda para os profissionais que estão e estarão dentro deste ecossistema, através do estímulo da força da beleza para uma consolidação de mercado, que resulta em ótimos negócios para todos: indústria, profissionais e clientes.

Para  Antônio Carvalho Júnior, diretor da Hair Brasil, as perspectivas deste projeto são excelentes e é o resultado de um trabalho desenvolvido desde a primeira edição da Feira e do Fórum, com foco no desenvolvimento e aprimoramento profissional para todo o mercado de beleza nacional.

“Foi dentro da Hair Brasil que nasceram os primeiros Congressos Profissionais de Manicure, Maquiagem, Visagismo, Tricologia e Dermopigmentação do Brasil, já que desde o início apontamos a necessidade desta qualificação. Agora,  com a criação da Universidade da Beleza poderemos  oferecer educação de nível superior para estes profissionais que nos acompanharam em todo este caminho e também para os que estão chegando agora em busca do seu sonho”, ressaltou Júnior.

A Universidade da Beleza será lançada no dia 25 de março de 2023 (sábado,, primeiro dia da Hair Brasil), às 17h, em um evento exclusivo no Lounge da Administração, durante a 20ª Hair Brasil Feira+Fórum.

Fotos: Divulgação