illycaffè lança o Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro, primeiro café certificado regenagri® proveniente da agricultura regenerativa

0
181

Comprometida em mitigar os efeitos das mudanças climáticas em toda a cadeia de fornecimento, começando pelo cultivo do café, a illycaffè promove o modelo sustentável de agricultura regenerativa, que permite regenerar naturalmente o solo e reduzir as emissões de CO2. Este tipo de cultivo também contribui para a melhoria da saúde do ecossistema graças ao aumento da biodiversidade das espécies utilizadas para cobertura e dinâmica do solo. Na região do Cerrado Mineiro, onde a empresa trabalha lado a lado com produtores locais há mais de trinta anos, o café que compõe o Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro é cultivado aplicando as melhores práticas regenerativas certificadas pela regenagri®.

Esta certificação comprova que houve um aumento de substâncias orgânicas no solo, além de melhoria da biodiversidade, reequilíbrio das funções naturais do ecossistema, sequestro de CO2 atmosférico e melhora dos ciclos de água, carbono e nutrientes. A certificação regenagri® leva em conta dois aspectos: as atividades agrícolas realizadas para produzir café e a capacidade de provar que foram implementadas práticas que podem rastrear dados e informações e proteger a identidade e as características do café ao longo de toda a cadeia. A illycaffè obteve a certificação que significa que 100% do café Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro é proveniente de agricultura regenerativa.

A especialidade do illy Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro, assim como de todos os Arabica Selection, está em sua origem geográfica. A Região do Cerrado Mineiro é reconhecida mundialmente pelo café diferenciado, com identidade e alta qualidade, resultante da combinação perfeita entre seu microclima, solo, relevo e altitude, além é claro do vasto conhecimento dos produtores da região.

“O Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro é o resultado da relação que construímos ao longo dos anos com os produtores de café e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado. Partilhamos a urgência de encontrar uma solução para os efeitos das alterações climáticas”, comenta Cristina Scocchia, CEO da illycaffè. “Conscientes de que este desafio só pode ser superado com a união de forças, identificamos as melhores técnicas de adaptação, mitigação e regeneração de ecossistemas, produzindo o primeiro café 100% Arabica proveniente de agricultura regenerativa certificada, com o certificado regenagri®.”

A redução da exploração dos recursos naturais, a regeneração do solo, a preservação da biodiversidade e da produtividade futura da terra são alguns dos resultados obtidos com a aplicação de práticas agronômicas regenerativas selecionadas pela illycaffè. Um modelo que muda o foco da planta para o solo, propondo as melhores soluções naturais para nutrir, fortalecer e torná-lo fértil e resistente às ameaças externas.

“Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a illycaffè e parabenizamos a empresa por ser a primeira marca de café a obter a certificação regenagri®, o que significa que toda a sua cadeia de suprimentos é certificada por terceiros, desde as fazendas até os produtos acabados. A certificação regenagri® é concedida pela Control Union, que auditou as fazendas e os processos por trás da produção do café Arábica Selection Brasile Cerrado Mineiro, garantindo a integridade do café certificado da illycaffè desde a fazenda até os produtos embalados”, revela Franco Costantini, CEO da regenagri®

“A parceria com a illycaffè representa um marco significativo na nossa missão de internacionalizar a marca e consolidar a Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro. Os produtores de café da nossa região, presentes por 55 municípios, são extremamente gratos pelo reconhecimento e pela longa parceria com a illycaffè, e de levarmos agora um produto Illy com a Marca da Região garantindo a Denominação de Origem para dezenas de países no mundo”, enfatiza Gláucio de Castro, presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

O novo Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro é um café especial e diferenciado, com notas de caramelo e frutas secas, e está disponível em latas de 250g nas versões grão e moído. Você pode encontrá-lo em illy.com, nos pontos de venda diretos da illy e em redes de supermercados selecionadas.

Mostra com Degustação de Café no MIS

Até o dia 15 de outubro, os visitantes do MIS terão a oportunidade de conhecer mais sobre a produção do Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro e ainda degustar o primeiro café proveniente da agricultura regenerativa.  A illycaffè preparou uma breve mostra com painéis e imagens sobre a origem desse café tão especial e os visitantes do museu poderão degustar e apreciar o sabor único dos grãos selecionados do Cerrado Mineiro.

illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, em cafés, restaurantes e hotéis, nos cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, onde a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, a illycaffè tem direcionado suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o status de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Desde 2013, a empresa é também uma das Empresas Mais Éticas do Mundo. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte,  princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 125 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè, que hoje realiza cursos em 25 países em todo o mundo. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè com o objetivo de contribuir para os planos de crescimento internacional da empresa. Em 2022, a empresa contava com 1230 colaboradores e um volume de negócios de 567,7 milhões de euros. A rede própria da marca de cafés illy conta com 190 pontos de venda em 34 países.

Federação dos Cafeicultores do Cerrado

A Região do Cerrado Mineiro (RCM), ao longo das últimas cinco décadas, consolidou-se como um importante centro de produção de café de alta qualidade no Brasil, sendo a primeira Denominação de Origem (DO) para café no país, com um modelo único de governança estruturado em cooperativas e associações, que inspirou inclusive outras regiões brasileiras. Seus 4.500 produtores estão localizados em 55 municípios, distribuídos em 250mil hectares, sendo responsáveis por 25,4% da produção de café em Minas Gerais e 12,7% da produção total do país. Sua localização privilegiada, com estações climáticas bem definidas, altitude entre 800 e 1.300 metros e solo propício, resulta em cafés excepcionais, caracterizados por aroma intenso, acidez cítrica delicada e sabor adocicado com notas que vão de caramelo a nozes, além de um final de longa duração. Reconhecida pela sua atitude e foco em inovação, a RCM tem hoje presença de marca em todos os continentes para mais de 30 países e é a Região de café no Brasil com a maior área certificada em boas práticas agrícolas, incluindo a primeira fazenda certificada em agricultura regenerativa no mundo – razões pelas quais é considerada _one stop shop_ no Brasil para vários compradores.

Fotos: Divulgação