Elegância e etiqueta são fundamentais nas festas de final de ano

0
501

Em um cenário marcado por celebrações de fim de ano, a elegância e a etiqueta assumem papéis fundamentais na avaliação do comportamento dos colaboradores. Sempre fica aquela dúvida de como devemos nos comportar nestes eventos corporativos e familiares. Seja uma comemoração simples ou mais requintada, este momento não deve se tornar num acontecimento constrangedor.

De acordo a especialista em Recursos Humanos, Kelly Stak, “participar ativamente, interagir positivamente, escolher vestimentas apropriadas e moderar o consumo de bebidas alcoólicas são práticas recomendadas. A especialista destaca a vigilância sobre o comportamento durante esses eventos para evitar repercussões negativas no ambiente profissional, incluindo a sugestão de evitar envolvimentos amorosos”.

Já a especialista em etiqueta, Elizabete Cortes, destaca como devemos nos comportar nas festas de fim de ano, principalmente nas confraternizações da empresa. “É muito importante lembrar que é uma festa da empresa. Mesmo sendo para nos descontrair do ambiente corporativo, ainda assim são seus colegas de trabalho que estão lá, e seu chefe também. Por isso, não exagere na bebida, na comida, não fale demais sobre sua vida particular, não conte muitas piadas… E também fique atenta aos detalhes das roupas que escolher usar. O comprimento da saia, os decotes e fendas, e as roupas muito justas. Lembre-se que no dia seguinte você estará de volta ao trabalho. Por isso, não tenha atitudes que poderá se arrepender depois´”.

Cortes também explica o que não pode faltar nas festas de final de ano. “Seja em família, com amigos ou com colegas de trabalho, existem algumas tradições que todos adoram ver nas festas de final de ano. O amigo secreto – brincadeira tradicional e divertida, que inclui a todos  que quiserem participar; um cardápio especial com comidas reservadas para serem  saboreadas no final de ano, como os panetones, as rabanadas e, outras comidas típicas de cada cultura; a decoração precisa ser especial, com luzes, cores e brilhos, típicos dessa época do ano, que definam uma atmosfera de comemoração e a música ambiente e a troca de presentes, também compõem um clima amistoso e festivo”, afirma.

A especialista ainda ressalta qual tendência do Natal e Ano Novo 2023. “A decoração de Natal vai além das árvores, e pode estar presente desde a porta de entrada, passando pela sala de estar, jantar, e até mesmo no lavado. Decore cada cantinho da sua casa. Um dos destaques para o Natal e o Reveillon deste ano são os elementos naturais, que dão sempre a sensação de acolhimento, e deixam a casa mais personalizada. Use as pinhas, o pinheiro natural, as flores plantadas em vasos com motivos  de Natal, como o bico de papagaio, e inclua sempre as velas. As velas, podem estar em castiçais, candelabros, em vasos de vidro transparente, colocados sobre a mesa de jantar, as mesas de centro e as mesinhas laterais. Quanto as cores, as clássicas continuam presentes, o verde e o vermelho. Porém, este ano outras cores também ganharam espaço, como o azul, o rosa, lilás e o amarelo. Em tons pasteis ou vibrantes. Sempre acompanhadas com o brilho do dourado ou do prata. Luzes de LED também não podem faltar, na árvore e na decoração da casa”, conclui.

Foto: Freepik